Nos dias 12 e 13 de abril, durante as celebrações do Domingo de Ramos, será realizada em todo o Brasil a Coleta Nacional da Solidariedade, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025.
A arrecadação tem um destino bem definido: 60% do valor é aplicado em fundos diocesanos de solidariedade, que apoiam projetos sociais locais, como iniciativas de promoção humana e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os outros 40% são enviados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que financia ações humanitárias em nível nacional.
Somente em 2024, o FNS destinou mais de R$ 6 milhões para apoiar 238 projetos em diversas regiões do país, fortalecendo organizações comunitárias, reduzindo riscos sociais e promovendo a fraternidade para os necessitados.
Mais do que uma tradição da Campanha da Fraternidade, a Coleta da Solidariedade é um ato de partilha que gera impacto real na vida de milhares de pessoas. Participar é colaborar diretamente na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.