A vocação religiosa – Por Ir Rosana Aparecida Ramos

Vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro. Não é um processo que ocorre da noite para o dia. Há uma caminhada intensa para que se possa adquirir todo o conhecimento formal e espiritual necessários para se chegar à chamada consagração. A consagração acontece por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma Congregação Religiosa, como As Apostolas do Sagrado Coração de Jesus. Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo. É levar a presença e luz de Jesus por onde passamos: para as comunidades, para as pessoas necessitadas, para nossa família e amigos. A vocação religiosa, é portanto, uma maneira de tornar o mundo melhor.

“Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus.” João Paulo II

Celebrado desde 1997 e instituído pelo Papa São João Paulo II, o dia da vida consagrada ‘’pretende ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor.

Como ressaltou o Concílio (cf. Lumen gentium, 44), a vida consagrada «imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja a forma de vida que Jesus, supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino, abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam» (n. 22).” (Mensagem para a celebração do I Dia da Vida Consagrada)

Em suas múltiplas expressões, a vida consagrada revela a íntima vocação da Igreja, de pertencer somente ao seu Senhor. A diversidade de carismas e formas de vida consagrada revelam a beleza do pertencimento a Deus, cada uma com sua identidade.

O consagrado é alguém que dá testemunho de que o mundo pode ser diferente, como uma antecipação do eterno.

Poucos dias em que o  Papa Francisco assumiu o cargo de Papa e  que conhece bem os desafios da vida consagrada dos dias atuais, deixou uma mensagem aos participantes do Congresso da Vida Religiosa da América Latina e do Caribe. O evento aconteceu de 13 a 15 de agosto de 2021. Na mensagem, ele afirmou: “a vida consagrada é especialista em comunhão”; “a vida consagrada é itinerante e promotora de fraternidade”. E convidou todos os religiosos a “aproveitar a oportunidade de percorrer com o Senhor os caminhos da esperança, reconhecendo que o fruto está sob a guia exclusiva do Espírito Santo”.

Por Ir Rosana Aparecida Ramos
Apóstola do Sagrado Coração de Jesus

Facebook
WhatsApp
LinkedIn