Família, um chamado à vida cristã

De acordo com a enciclopédia digital de significados, “vocação é um termo derivado do verbo em latim vocare, que significa ‘chamar’. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. Por extensão, vocação é um talento, uma aptidão natural, uma propensão, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer”.

Tomando como princípio essa acepção, cabe indagar: qual é a importância da fecundação dessa vocação no coração humano? Qual é a importância deste chamado à vocação familiar para a constituição de cada indivíduo?

Até mesmo Deus, em sua onipotência, onisciência e onipresença, assumiu a humanidade e constituiu, na Terra, uma família, na qual fez nascer seu Filho Jesus, nosso Salvador, deixando um legado indiscutível acerca da importância da família. Assim como afirmou o Papa Francisco, a família de Nazaré é a família modelo, na qual todas as famílias do mundo podem encontrar o seu sólido ponto de referência e uma forte inspiração.

Cada família é como uma entidade sagrada, e a vivência de sua vocação é sua missão natural, algo inerente à condição de ser família. Por conseguinte, estrutura-se pelo amor mútuo do casal, que se derrama em bênçãos e graças para seus frutos, os filhos, e todas as gerações subsequentes.

Jesus nos deixou seu exemplo de amor e dedicação ao próximo, e é impossível ter uma boa família cristã sem amor. Conforme lê-se em Coríntios (1-13:7), o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Perseverar na vocação de ser família é fortalecer-se em Cristo, nos mandamentos da lei de Deus, compreendendo a necessidade incondicional de unidade familiar. É vivenciar o amor uns aos outros como condição de vida, bem como o exercício do perdão e dos valores cristãos.

Nas Sagradas Escrituras também encontramos que, desde o princípio, a criação do homem e da mulher teve como objetivo o companheirismo mútuo, bem como a geração de filhos, visando a garantir a continuidade da família nas gerações subsequentes.

A família é o berço e o princípio básico de sustentação de toda a constituição de valores condizentes ao exercício de uma vida humana regida pelo pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, a família cristã é a sustentação para uma vida em sociedade, permitindo o compromisso com a valorização da dignidade humana e os princípios do bem comum.

Recorrendo novamente à conceituação da enciclopédia digital de significados, encontramos a seguinte definição: “A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação e o cuidado dos filhos, bem como por influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família está relacionado com a socialização. Nesse processo, são transmitidos os valores morais e sociais, bem como as tradições, os costumes e os conhecimentos perpetuados através de gerações. Pela lei, espera-se que o ambiente familiar seja um lugar de afeto, cuidado, segurança, conforto e bem-estar, proporcionando o respeito à dignidade de cada um de seus membros”.

O chamado para constituir uma família é, indiscutivelmente, o alicerce de toda a vida humana, sendo a família a principal responsável pela formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos que se entendam verdadeiramente como imagem e semelhança de Deus.

Para apoiar a instituição familiar, a Igreja Católica oferece diferentes formatos de evangelização, acolhendo cada nova família desde o embrião, na formação cristã de noivos que se preparam para receber o sacramento do matrimônio, além de diferentes formatos de catequese para casais e seus filhos, sejam eles sanguíneos ou de coração.

Como exemplo, em nossa diocese, podemos citar a Comunidade Tenda, cujo carisma é “ser família, em comunhão com Deus e com o próximo”, norteada pelo tripé: “oração, relacionamento e missão”, entendendo que a vida em comunidade perpassa pelo transbordar do amor e da unidade da vida cristã, segundo os preceitos do Evangelho.

Mediante o carisma de ser família, a Comunidade Tenda é um grupo de evangelização em que, semanalmente, se reúnem pais e filhos com o intuito de restaurar as famílias por meio do estudo e compreensão da Palavra de Deus. A essência dos encontros é a partilha de vida dos casais, dividindo com os irmãos os desafios cotidianos de cada lar, tendo nos irmãos de comunidade o acolhimento e intercessão para uma vida conjugal e familiar mais harmoniosa e feliz. Busca-se compreensão na sabedoria da Palavra de Deus (Bíblia), Catecismo da Igreja Católica e outros documentos da Igreja. A condução do orientador espiritual é fundamental, tendo o pároco como fio condutor, por meio da confissão e aconselhamentos.

Em suma, a família regida pelos caminhos da fé cristã oportuniza a cada novo ser vivo a possibilidade de viver plenamente, de forma que consigamos reconhecer o ser humano como imagem e semelhança do Criador. Coloquemos em oração, todos os dias, a vocação de ser família em Cristo!

Por: Daniela Gonçalves dos Santos Campos
Ibitinga/SP

Facebook
WhatsApp
LinkedIn