Santa Missa solene marca a criação da Quase Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Jaú

Por Thiago Spanholo – Pascom

Na noite do sábado, 30 de agosto de 2025, a comunidade da Quase Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Jaú, viveu um momento histórico, marcado pela fé, pela emoção e pela presença viva do Espírito Santo.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva e concelebrada pelo Pe. Diego Guilherme Machado, Administrador Paroquial, pelo Pe. João Marcos de Matos, Vigário Paroquial, pelo Pe. Renato Siviero, que já serviu à comunidade como vigário, e por Dom Sérgio Henrique Van der Heÿden Opraem, fundador da Comunidade.

Ritos Iniciais

Nos ritos iniciais, foi proclamada a Ata de Criação da Quase Paróquia Nossa Senhora do Desterro, juntamente com a nomeação do Pe. Diego Guilherme Machado como Administrador Paroquial e do Pe. João Marcos de Matos como Vigário Paroquial.

A leitura solene foi realizada pelo Pe. Renato Siviero, que marcou presença especial nesta ocasião.

Logo após, o bispo entregou as chaves da Igreja ao Pe. Diego e ao Pe. João Marcos, e abriu solenemente as portas da casa de Deus, gesto que simboliza a acolhida do povo de Deus para este novo tempo de fé e esperança.

Ritos da Santa Missa

A Santa Missa, presidida por Dom Francisco Carlos, foi celebrada com profunda emoção. No altar do Senhor, a comunidade rendeu graças Àquele que conduz a história de nossa agora Quase Paróquia, confirmando a fé e sustentando a missão de evangelizar e acolher o povo.

Ritos da Novena

Ainda durante a celebração, teve início a Novena em honra a Nossa Senhora do Desterro.

Diante da imagem da Padroeira, Dom Francisco Carlos elevou suas orações, consagrando toda a comunidade à sua intercessão. Em seguida, o Pe. João Marcos realizou a aspersão com água benta, abençoando as famílias e renovando a esperança dos fiéis.

Ritos Finais

A noite foi concluída com os agradecimentos e a leitura e assinatura da Ata da Santa Missa de Instalação da Quase Paróquia Nossa Senhora do Desterro, um registro oficial que marca este momento histórico para a Igreja de Jaú.

Repletos de gratidão a Deus, ao bispo, aos padres e a toda a comunidade que se fez presente, damos início a uma nova caminhada.

A Quase Paróquia Nossa Senhora do Desterro — juntamente com as comunidades de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Sagrado Coração — segue sua missão de ser Igreja que evangeliza, acolhe e caminha unida na fé.

Que Maria, Senhora do Desterro, interceda por todos nós e nos conduza sempre ao Coração de Jesus.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Fale com a cúria