A Diocese de Jaú realizou nesta manhã de sexta-feira (15) a sua primeira Assembleia Diocesana. O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jaú.
O evento, que contou as 47 paróquias que compõem a diocese, teve início às 8h, com recepção no salão da igreja e café da manhã. Logo após, às 8h45, houve a oração da manhã, em um momento de unidade com todos os presentes.
Dom Francisco Carlos da Silva, bispo da Diocese de Jaú, compôs a mesa às 9h, quando tomou a palavra e abordou diversos assuntos, desde a criação da Diocese de Jaú, ressaltando também a importância do Ano Jubilar, que será iniciado em dezembro.
Dando sequência, Pe. Armando Antônio Valensizi iniciou a explicação da Estrutura Pastoral, com a palavra dos demais padres presentes, que especificaram os nomes dos Coordenadores Diocesanos e Assessores Eclesiásticos de pastorais e movimentos.
Depois de explanações e direções sobre o Ano Jubilar, como a exposição da Bula, oração e hino alusivos à data, os participantes se distribuíram em grupos, de acordo com suas pastorais e os padres que os acompanhavam, para conversar sobre passagens bíblicas em um ambiente em que todos tiveram voz para a sua reflexão.
A dinâmica, que durou aproximadamente 40 minutos, preparou a todos para a Santa Missa de Encerramento da Assembleia, presidida por Dom Francisco Carlos da Silva, com a presença de outros párocos, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos.
“Hoje, reunidos em assembleia, aqui está toda a igreja particular: no seu bispo, nos presbíteros, nos diáconos, nos religiosos e nas leigas, e entre eles, os vocacionados”, explicou Dom Francisco.
Os vocacionados foram apresentados a toda a diocese e receberam de Dom Francisco as suas respectivas admissões e instituições.
Com o término da celebração, também foi finalizada a primeira assembleia da história da Diocese de Jaú, em uma data histórica que será lembrada e que entrará como peça importante na construção de nossa Diocese.
Diocese de Jaú
Com informações da Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jaú/SP por Douglas Mendes Soto.