O Bispo

Dom Francisco Carlos da Silva, nascido em Tabatinga/SP aos 30 de setembro de 1955, filho de Manoel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva, sendo o terceiro de quatro irmãos.

Os estudos foram realizados no Grupo Escolar Professor Paulista e Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Abdalla Miguel, ambos em Tabatinga.

Em 1976, ingressou no Seminário Maior Diocesano de São Carlos onde cursou Filosofia (1976-1978). Em seguida foi para Campinas, residindo no Seminário Provincial Paulo VI e cursando Teologia (1979-1982) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Recebeu o Sacramento da Ordem nos graus de Diácono (02/01/1982) e de Presbítero (11/12/1982) em sua terra natal.

Exerceu os ofícios de Vigário Substituto (Catedral de São Carlos), Vigário Paroquial do Divino Espirito Santo de Itápolis, Pároco de São Sebastião de Itaju e de São Sebastião de Borborema.
Em nível Regional Pastoral: Coordenador da Região Pastoral IV (Matão), Assessor da Pastoral da Juventude, Vigário Episcopal.
Em nível Diocesano: Coordenador Diocesano de Pastoral, Monsenhor Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Diretor do Arquivo Diocesano, Presidente da Comissão de Bens Culturais, integrou a Comissão pelos 100 anos da Diocese de São Carlos, Membro do Conselho de Presbíteros, Colégio de Consultores, de Pastoral, Colegiado Episcopal, Comissão Representativa de Presbíteros da Sub-Região Pastoral de Campinas, Cônego Catedrático e Presidente do Cabido da Catedral de São Carlos.

Durante a Transferência de Dom Joviano de Lima Junior de Bispo de São Carlos para Arcebispo de Ribeirão Preto, o Cônego Francisco Carlos da Silva foi eleito Administrador Diocesano “sede vacante” (2006-2007), assumindo interinamente a Diocese de São Carlos.

No dia 19 de setembro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou o 3º Bispo Diocesano de Ituiutaba/MG, onde tomou posse no dia 13 de dezembro de 2007, tendo sido ordenado Bispo em Borborema no dia 22 de novembro de 2007. Transferido pelo Papa Francisco como 8º Bispo de Lins no dia 30 de setembro de 2015 e empossado no dia 27 de novembro de 2015.

Em Lins, sua primeira meta foi ouvir o clero e adotar normas pastorais como a realização de 2 sessões da 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral elaborando o Diretório dos Sacramentos, revisão e adequação de todos os estatutos dos Conselhos, realização do 1º Sínodo Diocesano em três sessões preparando o encaminhamento para o seu Centenário (2026), legalização e venda de patrimônios parados, recuperando o antigo Palácio Episcopal, Construção da Cúria Diocesana, reforma do Centro Diocesano de Pastoral e Contabilidade, saldando dívidas acumuladas da Rádio Regional Esperança e mantendo os nossos Seminaristas no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus em Marília com o apoio dos padres, diáconos, leigos e paróquias. A forma de transparência de governo diocesano foi adotada.
Em nível da CNBB: Regional leste II da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) 1º Suplente do Conselho Permanente, Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Presidente do Conselho Fiscal do Conselho Episcopal Regional leste II.

No Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) é o Bispo Referencial para a Pastoral de Sobriedade do estado de São Paulo.