Em homilia, Dom Francisco Carlos da Silva reflete sobre gratidão e missão durante sua posse como primeiro Bispo da Diocese de Jaú

Na tarde deste sábado, 7 de setembro, foi oficialmente instalada a Diocese de Jaú e empossado seu primeiro bispo, Dom Francisco Carlos da Silva. Como parte da cerimônia, Dom Francisco realizou o juramento na capela da Cúria Diocesana, e o rito do Statio. Após esse rito, às 15h, iniciou-se a Santa Missa de instalação da Diocese de Jaú e posse do seu primeiro bispo.

A celebração foi marcada por grande festa, contando com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, cerca de 30 bispos e mais de 200 padres, além de uma assembleia de milhares de fiéis dentro e fora da nova catedral de Jaú. Muitos fiéis vieram da Diocese de Lins, onde Dom Francisco serviu por 8 anos, e de diversas outras cidades que compõem a nova diocese.

O Núncio Apostólico abriu a celebração expressando sua alegria em compartilhar esse momento de festa, no qual uma nova diocese nasce, fruto de solicitude e amor. O Padre Celso Maximino, decano da Diocese de Jaú, leu a Bula Papal que oficializou a criação da diocese e a nomeação de Dom Francisco como bispo, encerrando com uma mensagem do Papa Francisco: “Ao venerável irmão Francisco, nomeado primeiro pastor da nova Igreja Particular de Jaú, saudações e bênçãos.”

Durante a homilia, Dom Francisco manifestou sua gratidão por esse momento histórico, coincidentemente ocorrendo em uma data tão importante para o Brasil. Ele também destacou o significado pessoal desse acontecimento, já que ele nasceu em Tabatinga, cidade agora pertencente à nova diocese de Jaú. “Nestes poucos dias que cheguei, percebi o acolhimento e a amizade. Passando pelas ruas, foi agradável e bom ter vindo para essa terra, onde estão as minhas raízes”, disse Dom Francisco emocionado.

O bispo também refletiu sobre o papel da Igreja no contexto social: “Ainda vemos muitas pessoas excluídas de nossa história e caminhada. Na alegria do Evangelho, desejamos contribuir para que a Palavra de Deus seja espalhada por todo o sudeste do Brasil, e hoje, com a criação desta nova diocese, queremos ser uma igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas.”

Dom Francisco recordou-se de Dom Joviano de Lima Júnior, que, há mais de 20 anos, manifestou o desejo de criar essa diocese, e de Dom Luiz Carlos Dias, que cedeu parte do território da Diocese de São Carlos para sua criação. Além disso, o bispo expressou sua gratidão aos padres, seminaristas e leigos que trabalharam para concretizar esse sonho.

Ele destacou a importância de viver a colegialidade, sinodalidade e comunhão na nova diocese, lembrando que a missão do bispo diocesano é motivar os ministros ordenados e os cristãos a viverem o pedido do Papa Francisco por uma Igreja que vai ao encontro do outro: “Não podemos esperar que as pessoas venham até nós.”

Ao final da homilia, Dom Francisco despediu-se da Diocese de Lins, onde esteve por 8 anos e 9 meses, expressando gratidão pelos padres e pelo trabalho pastoral que ali realizou. Convidou a todos a seguirem firmes na missão de continuar caminhando juntos.

“Que Deus nos ajude, pastor e rebanho, a prosseguir na vinha do Senhor. Deus nos proteja, Deus nos guarde. Amém”, concluiu Dom Francisco.

No final da Santa Missa, a celebração foi concluída com a leitura da ata da celebração eucarística da instalação da Diocese de Jaú e posse de Dom Francisco Carlos da Silva.