Conheça o brasão da Diocese de Jaú.

Descrição Heráldica

Escudo de azul três faixetas ondeadas de prata, brocante um chefe-pala de vermelho filetado de ouro, carregado por um cetro rematado por uma flor-de-lis do último posto em paia.

Encimando o escudo uma mitra com suas ínfulas em cada flanco de ouro forradas de vermelho. O escudo está pousado sobre uma cruz hastil à destra e um bácuo à sinistra para onde se acha voltado, ambos de ouro, passados em aspa. Sob o escudo um listel de ouro, reverso de vermelho, tendo a inscrição “DIOCESE DE JAÚ” em capitais de negro.

Justificação Heráldica

O escudo em campo de azul, simboliza a justiça, lealdade e confiança, e nos envolve na vastidão do território abençoado da Diocese de Jaú. Seus rios, serpenteando como veias vitais, não apenas fornecem água para as cidades, mas também fluem como símbolo de vida e renovação. Neles, vemos refletido o chamado de Jesus, que nos convida a seguir em sua missão: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4,19)

As faixetas ondeadas que cortam o azul do escudo são como correntes de benção que fluem dos rios, trazendo vida e sustento para inúmeras famílias. Elas nos recordam peixe Jaú, cujo nome é emprestado à cidade, e das águas do batismo que nos purificam e nos renovam espiritualmente. E ao serem três, lembram-nos da trindade divina: Pai, Filho e Espírito Santo, que nos envolvem em seu amor eterno.

O chefe-pala, com sua cruz em forma de tau, é um lembrete poderoso do sacrifício redentor de Cristo. Sua cor vermelha não apenas nos lembra do sangue derramado por nossa salvação, mas também nos revela a profundidade do amor divino que nos libertou do pecado e da morte.

O cetro de ouro que ergue-se majestosamente em meio ao escudo representa Nossa Senhora do Patrocínio, a padroeira amada e venerada dessa Diocese. Como mãe do Cristo Rei do Universo, Maria recebe o título de rainha, e seu cetro, símbolo de autoridade e soberania, é adornado com flor-de-lis, emblema da sua pureza e santidade. Unida ao cetro, essa flor evoca a proteção e a intercessão constante da Santa Mãe de Deus, que nos conduz com amor maternal pelos caminhos da fé e da graça divina.

Fale com a cúria