A Padroeira

Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da Diocese de Jaú

Patrocínio vem do latim “patrociniu(m)” e significa: amparo, auxílio, proteção, socorro, defesa. A devoção a Nossa Senhora do Patrocínio foi introduzida no Brasil pelos portugueses, ao longo de vários séculos. Por isso, a Virgem é representada de diferentes formas em cada época.

As imagens mais comuns mostram a Mãe de Deus em pé com o Menino Jesus nos braços, segurando na mão direita um cetro, símbolo de seu poder diante de Deus e dos homens. Já em outras, ela aparece sentada em um trono como Rainha do Universo, ou então, sem o Deus Menino, apontando o cetro para o globo terrestre para representar a sua soberania.

Gravuras do século XVIII mostram a Virgem de pé, sobre as nuvens, tendo a mão direita encostada ao peito e o braço esquerdo estendido para baixo com a mão segurando o cetro apontado para a Terra.
Estudos iconográficos apontam semelhanças entre Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora do Amparo, mudando apenas os nomes dos títulos.

EM JAÚ

Uma vez concluída a Capela, Bento Manoel de Moraes Navarro disse que havia anos que fizera um voto a Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, para livrar seu filho Antônio, perseguido por haver participado como Tenente e ao lado do Padre Diogo Feijó, da revolta liberalista de Sorocaba, em 1842. Decretada a anistia geral dos rebeldes paulistas e também mineiros, por motivos do casamento de Dom Pedro II com dona Teresa Cristina, ele pode ir visitar o filho.

Então, Bento Navarro segue para Itu e manda talhar uma imagem de Nossa Senhora do Patrocínio e a fez ser transportada através de um banguê (em braços de escravos) até o povoado.

Essa imagem de belíssimo aspecto, esculpida em cedro vermelho, com olho de vidro cujas cores originais são conservadas, mede um metro mais ou menos de altura e pesa ao todo 60 quilos. É o único documento-monumento testemunho da fundação da cidade.l de Jaú.
Ao que parece em 1915 um vigário que não tendo a justa compreensão do valor histórico que representava para Jaú essa imagem, substituiu-a no altar-mor da nossa Matriz por outra mais moderna e que lhe parecia mais bonita, relegando aquela para um quarto de despejos na Matriz. Dali ela foi levada pelos fiéis para a Igreja de Santo Antônio.

Por volta de 1950, o prefeito Osório Neves manda então retirá-la da Igreja e trazê-la para colocá-la no saguão da Prefeitura Municipal.
Mais tarde, a imagem deixou a Prefeitura e foi levada para o Museu
Municipal, voltando para Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Catedral da Diocese de Jaú,onde permanece até hoje.