A Diocese

Nosso território diocesano é composto por 15 municípios:

Borborema, Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Itaju, Bariri, Bocaina, Itapuí, Jaú, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Brotas e Torrinha.

Nesta quarta-feira, dia 26, a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco erigiu a Diocese de Jaú, com território totalmente desmembrado da Diocese de São Carlos.

Com a criação, o Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, do clero da Diocese de São Carlos. Até então, Dom Francisco era bispo de Lins.

A nova Diocese integra o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é composta por 15 municípios, 47 paróquias e tem aproximadamente 434.783 habitantes. Sua extensão territorial é de 6.018,531 Km².

O clero da Diocese de Jaú é composto por aproximadamente 67 padres e 17 diáconos permanentes. A Diocese conta com a presença de religiosos e religiosas exercendo atividades na área de evangelização e serviço social totalizando 7 institutos.

A Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú, passa a ser a Catedral Diocesana.
A extensão territorial é de 6.018,531 Km2, e 434.783 habitantes.