O seminarista Lucas Felipe de Jesus Camargo Amaragi é da cidade de Ibitinga/SP, natural de Tabatinga/SP, nascido no dia 8 de julho de 1999 e atualmente com 26 anos.
É o filho caçula de Amarildo Amaragi e Teresa Aparecida Dutra Camargo. Desde a infância, manifestava sinais autênticos de vocação, influenciado pelos avós maternos Terezinha Camargo (in memoriam) e Benedito Camargo, ativos na Comunidade Santo Expedito, no Bairro Ângelo de Rosa, em Ibitinga/SP.
Participava ativamente da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Ibitinga, onde contribuiu por vários anos na Pastoral de Acólitos e Coroinhas, como coordenador, na Pastoral Catequética, como coordenador, e na assistência ao Asilo Senhor Bom Jesus e Casa da Sopa, onde conciliava os estudos e a vida eclesial.
Atualmente, após a criação da Paróquia Santa Luzia, o seminarista passou a fazer parte desta comunidade, atuando ativamente em suas pastorais e movimentos.
Trabalhou nos ramos do bordado e alimentício até ser integrado à formação presbiteral em 31 de janeiro de 2017. Após o acompanhamento vocacional, ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, em São Carlos/SP, para os estudos de Filosofia no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA) e no Centro Universitário Claretiano, etapa da formação considerada “discipulado”.
Exerceu atividades pastorais na Paróquia Santa Edwiges, Paróquia Santa Isabel e Paróquia São José, em São Carlos/SP. Com a conclusão dos estudos filosóficos, ingressou na etapa da “configuração” no Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, em Campinas/SP, dedicando-se aos estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas). Foi admitido às ordens sacras e aos ministérios de leitorato e acolitato. Nesse período, atuou pastoralmente na Paróquia Sant’Ana, em Araraquara/SP, na Paróquia São João Batista, em Jaú, e na Paróquia São Francisco de Assis, em São Carlos/SP.
Após aprovação no exame De Universa da PUC Campinas e conclusão do ano de síntese pastoral na Paróquia São José, em Torrinha/SP — etapa final na preparação ao ministério ordenado —, o Seminarista Lucas Felipe foi aprovado para a sua ordenação diaconal, que se realizará no próximo dia 29 de novembro de 2025, na Sé Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, o primeiro grau da ordem.
Esse percurso de experiência pastoral e mistagógica, vividos por meio da oração e dos gestos litúrgicos da ação social e da convivência com a comunidade, foi fundamental para que compreendesse e vivenciasse o profundo significado deste ministério. Além disso, o referido seminarista possui especialização em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter, e, recentemente, concluiu uma pós-graduação em Inteligência Espiritual, pelo Instituto de Educação Cultura e Humanidades (INSECH), a fim de melhor servir ao povo de Deus. Seu lema de ordenação diaconal, escolhido em um momento de espiritualidade focolarina, encontra-se na passagem de São Paulo aos Coríntios que diz: “Que vosso proceder seja inspirado no Amor” (1 Cor 16,14), demonstrando seu desejo de viver frutuosamente seu chamado.